1º evento de vinhos submersos no mar
- Joana Paes Pessanha
- 23 de jun.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jul.
Nos dias 20 e 21 de Junho 2025 realizou-se em Sines o primeiro evento dedicado aos vinhos produzidos em Portugal e que optam pelo mar como local de estágio.
Foi organizado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e pela Câmara Municipal de Sines, com conceção e produção da APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo e apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. O grande objetivo foi lançar o debate em torno do envelhecimento de vinho no mar e evidenciar as principais características que resultam deste método.

Um dos momentos altos do evento foi a prova comentada de vinhos subaquáticos com o sommelier Rodolfo Tristão e a presidente da APENO, Maria João de Almeida, que permitiu comparar vinhos envelhecidos no mar e em terra.
O evento contou também com a presença da academia, representada por Maria João Cabrita (Professora Doutorada — Ciências Agrárias na Universidade de Évora) e Cristina Barrocas Dias (Professora Doutorada — Química e Bioquímica na Universidade de Évora).
O vinho é um ser vivo, que está constantemente em evolução. Destaca-se a temperatura, a luz e a profundidade em que o vinho está submerso, capazes de provocar alterações naturais, seja a nível de cor, de adstringência e do próprio envelhecimento do vinho, argumenta a docente de química, Cristina Dias.
A Quinta da Casaboa marcou presença neste evento pioneiro, com o seu vinho Anfíbio, o primeiro vinho de Lisboa envelhecido no mar.
Pode aceder aqui ao programa detalhado do evento.












Comentários